domingo, 12 de abril de 2009

Regresso á competição

Gostaria de referir dois pontos de extrema importância para a próxima semana desportiva:

1.-Aproxima-se o jogo final da fase de apuramento do CN sub18,contra o Évora,em nossa casa.Como todos sabem este jogo tem grande influência nas nossas aspirações de sermos campeões nacionais 08/09,peço então máxima concentração e dedicação nesta semana que se segue.

2.-Como sabem (ou deviam saber) a equipa de seniores apurou-se para a final 4,jogará uma meia final a duas mãos com o grande rival Grupo Desportivo de Direito.A primeira meia final está marcada para domingo dia 19,ás 16h00 no restelo.Espero contar com toda a familia azul a apoiar.

Um abraço

Um comentário:

Anônimo disse...

O Treino Faz a Diferença

por Tomaz Morais (Seleccionador Nacional de Rugby)


Os últimos resultados das selecções nacionais sub 17/18/21 deixam-nos uma mensagem bem clara que estamos a trabalhar bem mas que ainda não chega! O rugby, o treino e a competição evoluem de dia para dia e nós tentamos acompanhar, mas o que ainda fazemos é pouco face às exigências internacionais. Com recursos financeiros e estruturais limitados, por agora o corpo técnico poderá somente proporcionar mais e melhores condições físicas, técnicas e tácticas aos jogadores. Recorrendo a uma eficaz e inteligente periodização do treino ao longo do ano, aumentando e intensificando o número de treinos físicos nestes escalões, moldando assim os jogadores à extrema exigência do rugby de alto rendimento. Treinar 2 vezes por semana não chega! É necessário e urgente reforçar a componente física, que sabemos fundamental na aplicação correcta da técnica e na tomada de decisão adequada. Consciencializar e motivar os jovens para um maior investimento e consequente dispêndio de tempo nesta matéria se queremos continuar a evoluir. Adequar e adaptar ainda mais os processos de treino físicos ás necessidades individuais e colectivas do rugby é o que poderá conduzir a uma melhoria significativa dos resultados desportivos das Selecções Jovens e consequentemente das Selecções Seniores.

Treinar fisicamente por si só não é satisfatório, são necessários também objectivos individuais e colectivos bem definidos, sintonizados e avaliações constantes através de um acompanhamento altamente personalizado. Outro aspecto a melhorar á a articulação entre o treino físico, o treino técnicotáctico, a nutrição e o repouso adequado. Muitos são os casos em que os jogadores treinam nos limites mas depois não cumprem os planos alimentares e os esquemas regenerativos adequados perdendo-se assim os efeitos do treino. Assim se faz a diferença! A importância deste treino físico especializado não pode ficar só pela motivação dos treinadores e jogadores, é imperativo treinar em locais adequados e bem equipados de forma a maximizar o rendimento. Também aqui os detalhes e os pormenores fazem a diferença! O treino físico não é nem pode ser visto como um sacrifício, mas sim como um desafio para o alcançar de resultados de excelência.




in Jornal A Bola 14/04/09